Receita de Pão-de-leite


INGREDIENTES

Farinha 10Kg
Água 6l
Sal 200g
Fermento 300g
Melhorante 500g
Açúcar 500g
Margarina 100g
Leite em pó 200g
Ovo 1un

PREPARAÇÃO
Junte a farinha, o sal, o melhorante, o leite em pó, a margarina, os ovos, o açúcar e a água (nas quantidades especificadas) na Amassadeira Espiral e deixe amassar durante 3 minutos em 1ª velocidade e cerca de 7 minutos em 2ª velocidade.
Entre os 7 e 10 minutos do tempo total de amassadura coloque o fermento.
Depois de preparada, coloque a massa em cima da mesa e deixe repousar entre 5 a 10 minutos.
Faça empelos de 1,6Kg e divida em 30 unidades utilizando a Divisora Semiautomática. De seguida, enrole manualmente as unidades de massa e coloque-as em tabuleiros para levedar durante 40 minutos (ajustando mediante a temperatura e humidade existentes na Câmara de Fermentação).
Depois de lêvedos borrife com água.
Finalmente, leve ao forno eléctrico entre os 200 e 210 ºC durante 10 a 12 minutos.

De manhã, ao lanche, meio da manhã, estes pães de leite caiem bem em qualquer hora do dia assim como os nossos Formadinhos!

Nota: caso pretenda testar esta receita em menores quantidades utilizando o método manual (sem recurso a equipamentos industriais ou em casa)  reduza as quantidades proporcionalmente:

Farinha 2Kg
Água 1,2l
Sal 40g
Fermento 60g
Melhorante 100g
Açúcar 100g
Margarina 20g
Leite em pó 40g
Ovo 1un.

11 thoughts on “Receita de Pão-de-leite

  1. Pingback: Água ou Leite | receitaspadaria

  2. Pingback: Croissant | receitaspadaria

  3. Boa tarde, gostei muito de encontrar este blogue no entanto queria perguntar se tem alguma receita de pão de leite para fazer em casa? Eu não possuo nenhuma máquina das referidas que penso serem comuns em panificadoras. Talvez com quantidades referentes a 1 ou 2 Kg de farinha? Obrigada!

  4. Olá, gostaria de fazer os pães de leite,mas não sei o que é o melhorante. Se fizerem o favor de me dizer eu agradeço. Continuem com ótimas receitas:))

    • Olá Sandra,
      Antes de mais agradecemos o facto de ter partilhado a sua dúvida que serviu de base para criarmos um post dedicado ao que é o melhorante.
      O melhorante é, nada mais, nada menos, que um aditivo químico alimentar retirado da própria farinha para melhorar a própria qualidade da farinha, ou seja, é um suplemento que advém da própria farinha, sendo necessário para responder às necessidades económicas e comerciais da indústria da panifificação. Leia este post

  5. Boa noite, Gostaria de saber se ao não utilizar o melhorante na confecção da massa implica aumentar nos outros ingredientes?
    Li no artigo sobre o melhorante que a não utilização apenas altera algumas coisas, uma delas no tempo de repouso, neste caso qual seria o tempo de repouso ideal?

    Obrigado e parabéns pelo excelente blogue

    • Boa tarde Célia,
      Não existe uma relação direta entre a não utilização de melhorante e tempo de repouso.
      No artigo relativo ao Melhorante, quisemos explicar que o melhorante é utilizado como um suplemento para melhorar o trabalho industrial de padaria: fazer crescer as massas mais rapidamente, dar menos tempo de amassadura, entre outros benefícios.
      A padaria e a arte de fazer pão estão condicionadas por muitas variáveis: tipo, qualidade e condições dos ingredientes (por exemplo, até quando utilizamos sempre a mesma marca de farinha, a qualidade da farinha pode variar dado que as colheitas de trigo também diferem. O mesmo acontece com a água… ), ambiente (local onde é efetuada, equipamentos, etc.) assim como as mãos e conhecimento do padeiro. Fazer um bom pão e aprimorá-lo, trata-se de uma experiência de “tentativa erro” ou “tentativa melhoria”…
      … dando um maior tempo de repouso, a massa irá levedar e crescer o que permitirá obter um sabor mais genuíno.
      … dando mais tempo de amassadura, a massa do pão será mais macia e aveludada…

      Esperamos ter sido concisos e explicativos.

      Na situação em específico que apresenta, que tipo de resultado não está a conseguir obter?

Deixe o seu cometário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s